quinta-feira, 22 de abril de 2010

PROPRIEDADES BENÉFICAS DA QUINUA

É um grão nativo dos Andes e melhor cultivado nos altiplanos e vales altos da Bolívia. Há mais de oito mil anos, é considerado sagrado pelos incas. É considerado um cereal de alto valor nutricional pela Food and Agriculture Organization, pois apresenta quantidade significante de proteínas, além do maior equilíbrio na distribuição de aminoácidos essenciais (que o corpo não fabrica, precisamos comer através dos alimentos!). Inclusive, por ofertar essa grande quantidade de proteínas de origem vegetal, a quinua pode fazer parte da dieta de atletas, esportistas e vegetarianos.O grão de quinua também é rico em gorduras insaturadas, além de possuir quantidades importantes de fibras, ferro, cálcio e vitaminas quando comparada a outros tipos de cereais. É rica em vitaminas do complexo B, que participam bastante do metabolismo energético, e é isenta de glúten, podendo, então, ser consumida por indivíduos com hipersensibilidade ao glúten, celíacos e aqueles em dieta de detoxificação (orientada pelo profissional Nutricionista). É um cereal de fácil digestão, e rico em zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês. Pode ser consumido por crianças após desmame (6 meses de vida), dando auxílio no crescimento e desenvolvimento infantil por suas excelentes qualidades nutricionais.Desde que a NASA a incorporou ao seu cardápio básico, utilizando-a em viagens espaciais de longa duração, a quinua vem sendo largamente divulgada e considerada um dos cultivos promissores para a humanidade junto ao amaranto.A quinua pode ser encontrada sob a forma de flocos, grãos e farinhas, além de alguns produtos como macarrão, barras energéticas e cookies.Consuma, teste receitas e inclua esse cereal em sua dieta com mais frequência!

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