quinta-feira, 22 de abril de 2010

PAPEL DO ÔMEGA-3 NA SAÚDE

O ômega-3 é um tipo de gordura, uma daquelas ditas como “gordura do bem”, que faz muito bem ao organismo protegendo o indivíduo de problemas cardiovasculares (incluindo diminuição de triglicérides) e melhora da função cerebral (como memória, concentração, desempenho e até atenuar sintomas de depressão), isso porque uma parte significativa do cérebro, dos nervos e da retina dos olhos é composta de cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3, como as que são encontradas no óleo de peixe e, essas são essenciais para um ótimo desenvolvimento do cérebro, olhos e sistema nervoso em geral.
O ômega-3 também tem sido usado para ajudar os sistemas imunológico, reprodutor e no tratamento a doenças auto-imunes, com o lúpus e artrite reumatóide. O ômega-3 também é muito estudado em bebês e gestantes, trazendo benefícios, trazendo benefícios para ambos.
Esse tipo de gordura também auxilia na proteção do fígado contra os efeitos da obesidade, prevenindo o desenvolvimento da resistência à insulina (condição ligada à hiperglicemia e diabetes).
Também tem sido muito utilizada por praticantes de atividades físicas e atletas pelo poder antiinflamatório que possui, reduzindo assim as inflamações dos tecidos e acelerando sua recuperação. O ácido graxo ômega-3 altera a membrana muscular resultando numa melhora do transporte de glicose e reduzindo degradação protéica (=efeito anti-catabólico!).
Algumas pessoas preferem ingerir suplementos de ômega-3 por sua praticidade, já que não podem ou não conseguem ingerir em quantidades adequadas os melhores alimentos-fonte, como peixes e linhaça.
Boas fontes de ômega-3 na dieta: salmão, sardinha, arenque, cavalinha, atum, bacalhau, truta, linhaça triturada e seu óleo (prensado a frio, sempre!).
Converse com seu Nutricionista e saiba como incluir mais ômega-3 em sua dieta. E não se suplemente sem orientação de um profissional especializado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário