sábado, 24 de abril de 2010

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

Dê cor à sua alimentação

Todos sabemos que ter uma alimentação rica em frutas, legumes e produtos vegetais em geral, é bom para a saúde. Mas lembre-se de diversificar dentro destes grupos, de modo a incluir uma vasta gama de cores diferentes- estará a optimizar o consumo de fitoquímicos.
Para além dos macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e gorduras) e micronutrientes (minerais e vitaminas), sabe-se que há um outro tipo de nutriente, existente nos alimentos de origem vegetal- são os fitonutrientes ou fitoquímicos. Os cientistas já identificaram milhares desses componentes químicos vegetais.
As diferentes cores dos legumes e das frutas reflectem a presença de diversos tipos de fitoquímicos. Os vegetais de cores mais fortes são os mais ricos em vitaminas e sais minerais. Para optimizar a variedade de fitoquímicos ingeridos, deve escolher diariamente uma ou mais cores, da lista de alimentos que se segue.

Cor de laranja/vermelho:
Citrinos, damasco, melão, ameixa, pêssego, manga, papaia, cenouras, tomates, abóbora, pimentos vermelhos, batata doce.

Vermelho /roxo:
Cerejas, ameixas frescas e secas, uvas pretas, framboesas, morangos, beterraba, beringela, couve roxa.

Verde:
Espinafres, brócolos, couves de Bruxelas, couve em geral, agrião, alface, alcachofras.

Verde/castanho:
Feijões, lentilhas, amendoins, nozes, sementes, chá e chocolate.

Branco/amarelo:
Ananás, maçã, pêra, banana, nabo, aipo, cebola, alho, abóbora.

Dos fitoquímicos identificados, aqueles cujas propriedades estão a ser alvo de maiores estudos, são os seguintes:
- Carotenóides: existem nas cenouras, batatas doces, tomate, pimentos, couves, espinafres, brócolos, abóbora, mangas, alperces, damascos, papaia, laranja, nectarinas, melão, melancia, etc.
- Flavonóides: existem nos tomates, pimentos, beringelas, cebolas, aipo, azeitonas e azeite, alface roxa, citrinos, cerejas, maçã, chocolate e cacau, chá verde e preto, vinho tinto.
- Indóis: existe nos legumes de folha Verde e couves em geral.
- Isotiocianatos: existem nos brócolos e outros legumes crucíferos (inclui couve lombarda, de bruxelas, roxa, couve-flor, repolho, etc.).
- Isoflavonas: existem no feijão de soja e seus derivados (tofu, leite de soja, soja texturizada, etc.), nos cereais integrais, nas leguminosas e nas sementes de linho.
- Linhanos: existem em enorme quantidade nas sementes de linho (linhaça). Também se encontra nos cereais integrais (trigo, centeio, cevada), nas sementes de sésamo, de abóbora, de girassol, nas leguminosas, etc.
- Saponinas: existem no feijão de soja, nas leguminosas em geral (grão de bico, feijões, lentilhas), e nos rebentos de alfafa e de feijão mungo.
- Compostos orgânicos de enxofre: existem nos alhos, na cebola, no alho francês, no cebolinho e na chalota.
- Lentina: existe nos cogumelos
- Betacriptoxantina: existe nas mangas, papaias e alperces.
- Zeaxantina: existe nos pimentos vermelhos e amarelos
- Terpenos: existem nos citrinos
- Cumarinas: existem nas laranjas, toranjas, sementes de linho, legumes de folha verde e chá verde.
- Ácido elágico: existe nos morangos, nas framboesas e nas amoras.

Os cientistas têm conseguido relacionar a ingestão de doses elevadas de determinados alimentos com a baixa frequência de certas doenças, mas só recentemente se começou a compreender a acção dos fitoquímicos na saúde humana.
É recomendado que se consumam regularmente frutas, legumes e cereais, em grande variedade, para garantir a ingestão de uma boa dose de fitoquímicos. Na prática, isto significa tentar consumir pelo menos 5 doses de fruta e de legumes diariamente.

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC)

Através do índice de massa corporal(IMC), pode-se estimar a adiposidade e conseqüentemente, se uma pessoa está acima do peso ideal(obesa). A vantagem do uso do IMC é que seu cálculo é simples, rápido e não requer nenhum equipamento especial, porém, devido a sua simplicidade e por não levar em conta o porte da pessoa entre outros, não pode ser considerado um meio livre de erros. O IMC também não pode distingüir as proporções de músculos, gordura, ossos e água no corpo. Portanto, seu uso não é recomendado para atletas e crianças, por exemplo.
Apesar dessas desvantagens, o índice de massa corporal vem sendo usado pela Organização Mundial de Saúde como ferramenta para estatísticas sobre obesidade no mundo.


Tabela para Classificação - Adultos

IMC Classificação
abaixo de 20 Abaixo do Peso
20 a 25 Peso Ideal
25 a 30 Sobrepeso
30 a 35 Obesidade Moderada
35 a 40 Obesidade Severa
40 a 50 Obesidade Mórbida
acima de 50 Super Obesidade


ASBS = American Society for Bariatric Surgery


Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Dieta e Saude