quarta-feira, 12 de maio de 2010

BENEFICIOS DO CHÁ VERDE

O chá verde é extraído da planta Camellia Sinensis e é rico em catequinas e polifenóis, substancias antioxidantes que agem no combate aos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento das células).

O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Vários compostos das plantas apresentam potente efeito termogênico. Essa estimulação da termogênese e da oxidação de gorduras, promovida pelo chá verde pode influenciar o peso e a composição corporal, por meio de alterações no gasto energético.

O chá verde é importante no combate à obesidade e na redução do mau colesterol (LDL), pois diminui os níveis de leptina, uma substancia que favorece o ganho de peso. Tem ação antioxidante (diminuem os radicais livres) e antioncogênica (evita alguns tipos de câncer) e também evita a formação de coágulos sanguíneos. Diminui a ação das bactérias que causam as cáries dentárias.

Apesar desses efeitos benéficos sobre a obesidade e algumas patologias, o consumo de chá verde pode reduzir a absorção do ferro dietético. Por isso, ele deve ser consumido em horários diferentes das refeições principais, e só deve ser indicado para indivíduos que não tenham deficiência desse mineral (ferro).

A recomendação de ingestão é de 4 a 6 xícaras por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário